HIGIENE DO SONO

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HIGIENE DO SONO 

Recomendações para um bom sono

Algumas práticas têm como objetivo favorecer o início do sono e prevenir o excesso de despertares durante a noite, o que pode levar a um sono fragmentado e pouco reparador. Com relação ao quarto em que a criança dorme, alguns detalhes devem ser considerados:

a) Luminosidade: claridade excessiva deve ser evitada, pois qualquer estimulação luminosa favorece a liberação de hormônios que induzem o alerta e diminuem o sono.

b) Temperatura: deve-se buscar uma temperatura agradável. O calor ou o frio intenso são desconfortáveis, e, nesse último, principalmente com relação às extremidades (pés e mãos) que apresentam pouca circulação sanguínea.

c) Barulho: deve ser evitado porque interfere no sono.

 A higiene do sono compreende ações simples e de fácil aplicação, relativas ao ambiente em que se dorme.

* Horário: criar o hábito de dormir no mesmo horário; o organismo se acostuma com um ritmo que permita descansar bem.

* Alimentação: deve ser leve, duas horas antes de dormir. Café, refrigerantes e estimulantes ou bebidas, em geral, devem ser evitados antes de dormir.

* Atividade física: faz o corpo ficar alerta; é ótima ao longo do dia, mas deve ser evitada antes do horário de dormir.

* TV e computador podem servir de estímulo para ficar acordada, mas a leitura pode até favorecer o início do sono, se for tranquila e agradável.