Envelhecer Bem

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ENVELHECER BEM

Neurociência do Envelhecimento

Será que a Neurociência pode contribuir para que o envelhecimento seja a melhor idade? Com esta finalidade, a pesquisa científica possibilitou o diagnóstico precoce, técnicas de reabilitação mais eficazes com base no conhecimento do funcionamento cerebral que desenvolveu a plasticidade neurológica e habilitou o uso de aparelhos sofisticados. A Neurociência também se ocupa da compreensão do ser humano por influência cultural que ele sofre e que, ao longo do tempo, deturpou o sentido do envelhecimento.

Dicas:

  • Sono: Dormir bem é muito importante. Um bom sono descansa, relaxa e reanima todo o organismo.
  • Hábitos: Manter hábitos saudáveis → Evite o fumo, as drogas, a bebida em excesso e os ambientes poluídos. São todos prejudiciais a saúde.
  • Medicação: Não se auto-medique.
  • Atividade Social: a convivência social saudável é um ótimo antídoto contra a depressão, solidão e isolamento.
  • Boa Alimentação: Procure ter uma alimentação variada, rica em frutas e verduras. Evite, principalmente, gorduras e doces.
  • Atividade Física: A atividade física ajuda a manter a boa forma, prevenindo e controlando doenças (obesidade – diabetes – hipertensão – osteoporose – colesterol alto – doenças do coração).
  • Atividade Intelectual: Manter o cérebro ativo através de jogos, “bate-papo” e outros exercícios mentais, ajuda a preservar a memória.
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  • Leia mais sobre os avanços nas neurociências na promoção de uma melhor qualidade de vida: Neurociências na Melhor Idade.