Avaliação do Sono e Aprendizagem

HomeAvaliação do Sono e Aprendizagem

AVALIAÇÃO DO SONO E APRENDIZAGEM EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II

 

INTRODUÇÃO: O sono é um processo complexo e altamente organizado.  O processo de dormir interfere na aprendizagem, compreendida como um processo ativo, que envolve plasticidade neural e consolidação da memória, importante no desenvolvimento infantil. OBJETIVO: Avaliar as características do sono em escolares do ensino fundamental a partir dos pais e professores.  METÓDO: Pesquisa do tipo exploratório descritivo de uma população de crianças na faixa entre 7 a 14 anos de idade, em escolas do Ensino Fundamental da região do Sul de Minas Gerais.  O instrumento utilizado: Questionário de Sono Reimão Lefèvre (QRL), respondido pelos pais das crianças, o Inventário de Stress Infantil (ESI), Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (IQSP), Escala de Stress para Adolescentes (ESA) e um questionário para os professores (QSE). RESULTADOS: A comparação dos resultados dos pais e dos professores evidencia que os comprometimentos da criança na escola estão ligados aos comportamentos habituais relacionados ao sono. DISCUSSÃO: Considerando que o sono é importante na aprendizagem, a observação de higiene do sono pelos pais, em seus filhos, em colaboração com os professores são importantes na saúde e desenvolvimento da criança em casa e afeta o seu desempenho na escola.  CONCLUSÃO: Orientações sobre higiene do sono devem ser mais difundidas. Mais pesquisas sobre DS em alunos da escola fundamental precisam ser desenvolvidas como cuidado preventivo e as escolas deveriam investigar sobre o sono de seus alunos, em colaboração com os pais e mais pesquisas precisam ser desenvolvidas sobre o assunto. 

Segue abaixo o Termo de Consentimento online que deve ser preenchido pelos pais que autorizarem a pesquisa com o respectivo aluno. Somente participarão da pesquisa os alunos que os pais autorizarem!

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Prezados Pais ou Responsável:

Está sendo desenvolvida pela Doutora Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle, o Programa de Pesquisa do Sono, junto a Clínica do Sono Ribeiro do Valle de Poços de Caldas. A participação é voluntária. Caso deseje participar basta assinar este termo. Só vão participar desta pesquisa as pessoas que assinarem este documento.

Após a entrega do consentimento assinado para a escola, será entregue o questionário do sono infantil para ser respondido pelos pais e retornado à escola em envelope fechado. Os alunos responderão a um questionário para verificar seu nível de estresse e a escola enviará esses questionários para a Clínica do Sono Ribeiro do Valle, juntamente com a observação dos professores sobre a criança.

Os resultados desta pesquisa serão anônimos, ou seja, a publicação dos resultados não vai incluir os nomes de nenhum dos(as) participantes. Se houver indicação, aqueles que apresentarem alguns sinais positivos poderão ser convidados a realizar um exame específico sobre o sono, gratuitamente.

Se você tiver alguma dúvida, a pesquisadora estará à sua disposição para quaisquer esclarecimentos. Agora ou mais tarde, através do telefone (35) 3721 5702 ou por e-mail valle@pocos-net.com.br (com Luiza Elena L. Ribeiro do Valle).

Atenciosamente,

Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle.
___________________________________________________________________________________________________________________________________

Eu, responsável pelo aluno estudante na escola fui informado(a) dos objetivos da pesquisa acima de maneira clara e detalhada. Recebi informações a respeito dos procedimentos e esclareci quaisquer dúvidas que tivesse. Sei que em qualquer momento poderei solicitar novas informações e modificar minha decisão se eu assim o desejar. Certificaram-me de que todos os dados desta pesquisa serão confidenciais.

 Li e concordo com o termo acima. Data: .