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APRENDIZAGEM
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Todo desenvolvimento depende de um amadurecimento neurológico, decorrente das trocas ou ações do indivíduo com o meio. Aprender é reconstruir o saber de cada dia:

* Interações múltiplas, globalizadas, do aprender formal e informal.

* Diferentes fatores biopsicossociais e culturais se agrupam produzindo uma percepção do indivíduo e seu ambiente em relações recíprocas.

 

Neurodesenvolvimento:

* A partir de um ano as primeiras palavras começam a surgir.

* Aos quatro anos a criança consegue ter um vocabulário de cerca de 2.500 a 3.000.

A Aprendizagem envolve um integrado sistema cognitivo: atenção, memória, concentração, interesses, desejos, experiências internas e externas, dentro de dimensões singulares.

Há um Potencial natural da criança para aprender: multiplicação das conexões neuronais, plasticidade.

É importante reconhecer e respeitar os potenciais individuais que se diferenciam em cada pessoa, para cada área de inteligência ou aptidão.

* Cada estágio do desenvolvimento é necessário para o seguinte: não há saltos na construção do funcionamento das estruturas mentais, no conhecimento do mundo. As intervenções devem ser precoces e com recursos de tecnologia.

 

Psicologia Escolar

É a especialidade que integra os diversos estudos da cognição, do comportamento e da emoção no desenvolvimento psicossocial infantil.

A Psicologia, em conjunto com estudos psicopedagógicos, permite atuar na intervenção em sala de aula, possibilitando a prevenção, o atendimento, a reabilitação e a inclusão escolar, auxiliando na orientação de professores, no relacionamento da família com a escola e na conscientização social diante dos distúrbios ou déficits de aprendizagem.

Objetivo:

* Orientar a escola e os familiares dos alunos no desenvolvimento psicossocial infantil em atuação interdisciplinar.

* Discussões e pesquisa no tema poderão auxiliar os psicólogos no atendimento de crianças e no desenvolvimento de novos trabalhos.

Por Que?

* O caminho oposto à exclusão é a oportunidade de realização.

* Há necessidade de melhores de condições de aprendizagem, participação social e qualidade de vida em nossa sociedade.

Como ajudar a criança a desenvolver suas habilidades sociais?

* Cooperação

* Empatia

* Assertividade

* Auto-controle