Exames

HomeExames

Exames

Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento de doenças do coração e do sistema circulatório.
Na atualidade, a consulta cardiológica e os exames especializados podem prevenir comprometimentos na saúde, promovendo a qualidade de vida das pessoas.
Se você tem dúvidas, procure o médico: Não tome remédios por conta própria.

Exames:

  • Ecocardiograma
  • Eletrocardiograma
  • Holter
  • MAPA
  • Teste Ergométrico



Medicina do Sono é a área da saúde que estuda as funções do sono, seus distúrbios e o impacto destes distúrbios na vida dos indivíduos.
Os distúrbios do sono provocam redução do sono (como a insônia), levam ao aumento do sono (como a Narcolepsia e a Apnéia do Sono) ou ocorrem durante o sono, como o Ranger de Dentes durante o Sono, urinar durante o sono (Enurese Noturna), o sonambulismo, pesadelo, terror noturno, ronco, fala durante o sono (Sonilóquio).
O primeiro atendimento de Medicina do Sono no Brasil foi em 1977, pelo Prof. Rubens Reimão no Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que persiste em atividade ininterrupta até os dias de hoje, chefiando o Grupo de Pesquisas Avançadas em Medicina do Sono. Em Poços de Caldas, a Interclínica Ribeiro do Valle pode lhe oferecer atendimento em Distúrbios do Sono ou orientação para alcançar qualidade no sono e, assim, qualidade de vida.

Exame:

  • Polissonografia



Neuropediatria é a área da pediatria especializada no estudo das afecções do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) e periférico (nervos). Também conhecida por Neurologia Infantil ou Neurologia Pediátrica  realiza atendimento desde o nascimento até 18 anos.

A atuação do neuropediatra engloba não apenas o tratamento, mas principalmente o acompanhamento e prevenção de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Além da  orientação de familiares em relação a possíveis comprometimentos apresentadas pela criança, cabe também ao especialista a coordenação de equipe de profissionais quando se fizer necessária (fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, etc.).

As principais afecções atendidas pelo neuropediatra são:
Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor, Crises Convulsivas (Epilepsia), Hiperatividade, Déficit de Atenção, Cefaléia (dor de cabeça), Transtornos na Aprendizagem, Distúrbios de Movimento, Infecções do Sistema Nervoso (p.e. meningites), Paralisia Cerebral, Alterações na Forma e Volume do Crânio, Deficiência Mental, Autismo Infantil, Perdas de Consciência, Doenças Neuromusculares e Transtornos de Comportamento e Conduta.

Neurologia é a especialidade que cuida de doenças do cérebro e do sistema nervoso. Os neurologista tratam de doenças como dores de cabeça, cefaleia, enxaqueca, epilepsia, demência (como Alzheimer), doenças desmielinizantes (como Esclerose Múltipla), doenças cérebro-vasculares (AVC ou Derrame), os distúrbios do movimento (como Tremores e Doença de Parkinson), as neuropatias, as doenças musculares, aneurismas cerebrais, tumores cerebrais e sintomas como dores lombares, desmaios, perda de memória, alterações da fala e do comportamento, distúrbios do sono. 
São exames neurológicos:  eletroencefalograma, mapeamento cerebral, doppler transcraniano, eletromiografia, polissonografia.

Exames:

  • Eletroneuromiografia
  • Eletroencefalografia
  • Mapeamento Cerebral

Psicologia é a ciência que estuda o indivíduo e seu psiquismo, ou seja, o comportamento humano, seu desenvolvimento, subjetividade e suas relações sociais.

Uma grande quantidade de perspectivas e de campos de pesquisa psicológicos surgem pela complexidade do ser humano. Essa realidade toma forma no modelo biopsicossocial, que serve de base para todo o trabalho psicológico, desde a pesquisa mais básica até a prática psicoterapêutica. Esse modelo afirma que o comportamento e os processos mentais humanos são gerados e influenciados por três grupos de fatores:

  • Fatores biológicos – como a predisposição genética e os processos de mutação que determinam o desenvolvimento corporal em geral e do sistema nervoso em particular, etc.
  • Fatores psicológicos – como preferências, expectativas e medos, reações emocionais, processos cognitivos e interpretação das percepções, etc.
  • Fatores socioculturais – como a presença de outras pessoas, expectativas da sociedade e do meio cultural, influência do círculo familiar, de amigos, modelos de papéis socias, etc.

O Psicólogo avalia e trata do indivíduo, orienta a família, a escolha profissional e as questões organizacionais nas empresas.

Psicopedagogia é a área que estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades, com um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente atua não só no âmbito escolar, mas para alcançar a família e a comunidade, explicando as diferentes etapas do desenvolvimento. Também identifica, analisa, planeja e realiza intervenções através das etapas de diagnóstico e tratamento.

Em combinação com a Neuropsicologia atende às questões de aprendizagem relacionadas ao funcionamento cognitivo e realiza a reabilitação de crianças ou de pessoas com transtornos neuropsicológicos, ou trata da estimulação da atenção, memória, percepção e demais aspectos cognitivos em qualquer idade. Promove também a inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais.

 Pisicologia Organizacional

  • Testes Neuropsicológicos
  • Testes Clínicos (personalidade, inteligência, atenção, memória, etc.)
  • Testes Organizacionais (estresse, seleção, desempenho, treinamento)

Preparo para Exames

Preparo para o exame: TESTE ERGOMÉTRICO *Vir com roupa de caminhada e tênis; *Não estar em jejum; *Sutiã de algodão, sem renda e sem aro ou top de academia; *Trazer toalha de rosto. Preparo para o exame: ECODOPPLER *Saber peso e altura.